O Grande Confronto: FIFA vs PES!!!
Posted: domingo, 3 de outubro de 2010 by Lucas Stein inTodo gamer que se preze conhece as grandes "rivalidades" entre games de determinados gêneros. Nos FPSs, a batalha entre as franquias Call of Duty eBattlefield parecem ser eternas. Nas corridas podemos citar Gran Turismo e Forza Motorsport, ou até mesmo Need for Speed no lugar desse último. E no mundo dos esportes, na parte futebolística, sabemos que quem domina e rivaliza são as enormes franquias da EA e Konami, FIFA e PES, respectivamente.
E, como devem saber, ambos acabaram de ter suas versões 2011 lançadas, FIFA no último dia 28 e PES no último dia 30, para praticamente todas as plataformas. Como acontece em todo ano, a espectativa em cima desses dois games é enorme, e o assunto é sempre o mesmo: "Quem vai levar a melhor?".
Pro Evolution Soccer nem sempre teve esse nome. Quando a série foi criada, em 1995, era chamada de Winning Eleven e assim permaneceu por muito tempo, até que em 2001 a Konami resolveu mudar o nome para Pro Evolution Soccer, porém, no Japão e na América do Norte o game ainda era conhecido como Winning Eleven 5.
Com uma jogabilidade de fácil aprendizagem, muitos gols, bons gráficos e tudo o que os fãns queriam, WE ou PES foi conquistando o mundo e se tornou a principal referência em jogos de futebol do mundo inteiro. Porém...
O tempo foi se passando e PES continuou como grande referência do futebol virtual. 2008 chegou e com ele veio a nova geração de consoles. Com isso, várias produtoras queriam chegar com tudo nessa nova geração trazendo títulos arrasadores que conquistassem cada vez mais fãs ao redor do globo. E, não fora disso, a Electronic Arts conseguiu fazer um trabalho muito bom em FIFA Soccer 09, que quando lançado, colocou fogo (e "bota fogo" nisso, sem trocadilhos, hehe) na disputa com a franquia da Konami.
Logo vieram as versões 2010 de ambos os jogos, e enquanto FIFA só evoluia, PES parecia que, quando corrigia erros de títulos antigos, colocava, ao mesmo tempo, novos erros no jogo, e com isso a série foi perdendo muitos fãs para a franquia rival. FIFA provou que concorrência faz muito bem.
Já do outro lado, a Konami prometeu uma renovação em sua série, principalmente na jogabilidade. Pelo que já pode ser visto, realmente as mudanças foram grandes, agora tudo deve ser calculado, desde um arremeço de lateral até lançamentos de longa distância para seus melhores atacantes. Outro ponto forte adicionado em PES 2011 são as novas licenças da Copa Libertadores da América, que incluirá todos os clubes participantes da edição do torneio desse ano.
Voltando ao ponto da jogabilidade, esse ano PES resolveu entrar definitamente na simulação, agora não há mais como você pegar um jogador muito abilidoso como o Messi, por exemplo, e sair driblando todo mundo para fazer o gol. Apesar da ausência disso ser um ponto positivo, pode ficar um pouco estranho aos que já estão acostumados com a série e não à abandonam por causa disso. Uma das grandes novidades do game será o modo Master League Online que irá trazer uma novidade muito esperada pelos fãs, que é a de poder jogar online com os seus jogadores da Master League. E claro, para nós, brazucas, a grande novidade é a narração totalmente em português feita pelo Silvio Luiz, com os comentários do ilustre Mauro Betting.
Sempre falaram que as versões PC de FIFA eram horríveis, com gráficos ridiculos e jogabilidade mal programada. A EA então, resolveu finalmente mudar isso, e anunciou que a versão 2011 de seu game traria uma versão next-gen para o PC. Muita expectativa foi criada e finalmente o game chegou. Digamos que ele cumpriu parte do prometido. Os gráficos foram realmente melhorados junto com a jogabilidade, mas, uma decepção foi a falta dos novos recursos que haviam sido anunciados para o game, novos recursos dos quais foram incluídos nas versões console, como por exemplo a Personality+ e o Passing Pro.
Já a franquia da Konami, sempre teve melhor desempenho no PC. As versões consoles não eram ruins, mas os gráficos da versão PC sempre eram muito bem polidos. Além disso, como a franquia não possui muitas licenças, as versões console sempre ficavam um pouco sem graça. Já no PC, era só baixar um patch ali que você tinha todos os times licenciados em seu jogo.
Continuando no assunto das versões 2011 de cada game, vamos partir para o lado crítico. Muitos levam bastante em conta essa parte de notas, influenciando à pessoa em comprar ou não determinado título. O site Metacritic não faz reviews, mas, disponibiliza todas as já feitas para um determinado jogo, ou filme, ou música, etc, fazendo uma média geral de todas as notas. E, atualmente, PES e FIFA estão com as seguintes notas gerais no Metacritic:
Pro Evolution Soccer 2011
81/100 - Versão PlayStation 3
82/100 - Versão Xbox 360
FIFA Soccer 11
89/100 - Versão PlayStation 3
88/100 - Versão Xbox 360
As versões de Wii, PC e portáteis não foram incluídas pois ainda não foram avaliadas.
Parece perceptível que FIFA, pelo menos nos consoles, ainda é superior. Porém, na visão da IGN, considerada por muitos o maior site de reviews do planeta, PES 2011 foi superior à FIFA 11.
O site deu 9,0 para as versões PS3 e X360 de PES, e 8,5 para essas mesmas versões de FIFA.
Complexo? Talvez. Mas pense, você acha que essa rivalidade entre PES e FIFA irá acabar? Parece claro que ambos sempre serão eternos rivais e que isso nunca mudará. Há cada novo ano sempre haverá aquela espectativa de qual franquia se saíra melhor dessa vez. Mas, e se algo novo surgisse? Um novo começo! Calma, é claro que ambas as séries nunca seriam "rebootadas", mas, e se uma nova franquia de simulação de futebol fosse criada? O que será que iria acontecer? Será que a rivalidade seria dividida entre as 3 franquias? Ou será que atualmente já não há mais como tirar PES e FIFA do reinado? Sendo que toda e qualquer franquia que surgisse não faria sucesso!?
Pois é, são perguntas dificeis de responder, e talvez nunca sejam respondidas, pois parece que dificilmente alguma produtora irá querer investir em uma nova franquia de futebol, já que FIFA e PES já são séries mais que consolidadas no mercado.
Recentemente a Ubisoft tentou a sorte e lançou Pure Football, mas, além de ter sido uma decepção, o game puxa mais para o lado de FIFA Street, tal que não existia nada de simulação no título.
É claro que somos nós, gamers, amantes do futebol, amantes das franquias e principalmente amantes de bons jogos! Você é "Fifeiro"? Beleza, jogue seu FIFA, divirta-se com as licenças, com as novidades, com os vários modos de jogo e com tudo que o game lhe proporciona. E você? É "Peseiro"? Tudo certo também, você pode igualmente se divertir com as novas licenças, com a Master League Online, com a fluída jogabilidade, com os belos gráficos e tudo mais que tens direito.
Pra que ficar brigando falando que tal franquia é melhor que a outra? Isso não leva há nada, há muitas pessoas que nunca jogaram PES e ficam falando que FIFA é muito superior ou vice-versa, mas se experimentassem, com certeza gostariam de ambas as franquias, tendo apenas uma pequena preferência por uma ou outra.
Bem, resumindo, PES ou WE, sempre foi superior desde que surgiu, e FIFA nunca havia obtido sucesso. Porém, a situação mudou quando a nova geração de consoles chegou, a EA se dedicou e apresentou FIFA 09, que foi o grande início da virada de FIFA para cima de PES. Quando a versão 2010 chegou, tudo se repetiu.
Em 2011, PES resolve partir para o lado da simulação e traz uma jogabilidade totalmente nova, mais focada no realismo. Já o FIFA, promete trazer a experiência mais próxima da realidade já vista. Ambos os games vêm muito bons, e parece que mais uma vez, o FIFA se sai melhor, porém PES consegue dar uma boa diminuida na diferença. Sobre a versão PC, FIFA prometeu trazer um game next-gen; cumpriu? Mais ou menos, a versão PC de FIFA 11 está realmente superior as anteriores, mas, possui bem menos coisas do que a versão console, e os gráficos ainda parecem ser um pouco inferiores.
E no final de tudo, nós gamers é que ganhamos, pois novos jogos, cada vez melhores vão chegando, provando que a concorrência faz muito bem!