Novos discos Blu-ray terão até 128 GB de capacidade

Posted: segunda-feira, 5 de abril de 2010 by Anônimo in
0

A Blu-ray Disc Association (BDA), entidade que administra o formato de mídias para o padrão Blu-ray anunciou novos formatos para a tecnologia que trarão como grande novidade, maior capacidade de armazenamento, podendo chegar a 128GB.

A primeira delas, chamada BDXL (High Capacity Recordable and Rewritable discs) é voltada prioritariamente para o segmento comercial/corporativo, como é o caso para radio difusão, médico e demais setores que demandem uma grande capacidade de armazenamento de imagens. Com o formato, será possível armazenar até 128GB em mídia de gravação única, ou 100GB se for do tipo regravável. Essa capacidade é possível graças a incorporação de 3 ou 4 camadas aos discos.

Já o formato Intra-Hybrid Blu-ray Disc (IH-BD) incorpora uma camada única BD-ROM e uma outra BD-RE de modo a permitir ao usuário a visualizar (mas não substituir) dados críticos, proporcionando simultaneamente a flexibilidade para incluir dados pessoais relevantes no mesmo disco físico. Isso permite que as aplicações específicas dos consumidores, onde se combinam conteúdos publicados com os dados do usuário relacionados em um volume único e convenientemente desejável. Ambas as camadas ROM e RE possuem capacidade de 25GB.

Agora a notícia não tão boa assim. Será necessária a aquisição de um hardware específico para utilizar os novos padrões de mídias. Contudo haverá retro compatibilidade com o atual formato.

0 comentários: